segunda-feira, 12 de abril de 2010

Primeira reunião

Tivemos hoje o primeiro encontro presencial, no Cafofo Couve-Flor. Estávamos eu (Gustavo), Michelle Pucci, Lúcia Wander, Ricardo Marinelli, Rubia Romani e Ana Ferreira.

Falei um pouco dos meus interesses em relação a juntar esse grupo, e todos pareceram interessados em criar um espaço não só de investigação teórica, mas também para que possamos trazer as nossas experimentações.

A gente conversou um pouco sobre as nossas curiosidades e interesses pessoais em relação à moda, e levantamos alguns tópicos de discussão, que podem ser pontos de partida para as nossas próximas conversas.

Alguns desses pontos:

- A moda como meio para definir a identidade pessoal e garantir o acesso a certos grupos sociais. Como a gente modifica o modo de vestir para ser ou não ser aceito e como essa aceitação ou repúdio nos modificam.

- A dramaturgia e as possibilidades cênicas dos editoriais e eventos de moda. Exemplos: o editorial de moda que gera ficções, a possibilidade dramatúrgica da sucessão de imagens em um desfile.

- A proximidade entre a moda e as artes visuais. O uso elaborado de imagens estáticas e em movimento que é produzido nesse meio.

- O interesse em descobrir e testar materiais e tecidos diferentes para produzir determinados resultados.

- O histórico das peças, por onde elas passam antes de chegar na loja da esquina. Exemplo: o keffyeh que sai da Palestina, vira modinha neo-hippie na Europa, passa pelo Balenciaga, chega no Brasil supercaro e hoje se encontra em qualquer camelô por 10 reais.

- Próximo a isso, o interesse em entender como acontece a reverberação das informações nessa área de atuação. Exemplo: como uma gola oversize, que parece surreal na passarela, chega na C&A com um tamanho reduzido. A informação permanece? Como ela se modifica?

- Entender mais como funciona a indústria de moda, por detrás da parte glamurosa. Quem são os designers de moda e como é o mercado para jovens profissionais em Curitiba e no Paraná? Como se sobrevive nessa área? Quais são as possibilidades?

Marcamos a nossa próxima reunião para segunda-feira que vem (19/04), às 19h 30, e para lá ficamos com a tarefa de trazer imagens (vídeos, trechos de filmes ou fotos) que interessam a cada um de nós, para poder conversar juntos a respeito delas. Fora isso, vamos postando no blog as coisas que nos chamarem a atenção no decorrer da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário