domingo, 18 de abril de 2010

Feitiche de Mercadoria

Oi gente!

Lembrei no último encontro do "Feitiche de Mercadoria". Então compilei aqui uma pequena definição. Se houver interesse sugiro dedicarmos alguns minutos dos encontros para nos aprofundarmos nesse conceito. Eu ainda não consegui entender direito esse conceito, mas se todo mundo topar vou atrás de uma bibliografia específica.


*"Um fetiche (do francês fétiche, que por sua vez é um empréstimo do português feitiço cuja origem é o latim facticius "artificial, fictício") é um objeto material ao qual se atribuem poderes mágicos ou sobrenaturais, positivos ou negativos. Inicialmente este conceito foi usado pelos portugueses para referir-se aos objetos empregados nos cultos religiosos dos negros da África ocidental. "

*"Karl Marx desenvolveu uma teoria econômica e política para o fetiche, central em sua obra, que é aplicada, por exemplo, à crítica dos meios de comunicação de massa, da mercadoria e do capital. Para a escola marxista, o fetiche é um elemento fundamental da manutenção do modo de produção capitalista. Consiste numa ilusão que naturaliza um ambiente social específico, revelando sua aparência de igualdade e ocultando sua essência de desigualdade."


Penso que o texto a seguir diz respeito ao que vamos estudar, experimentar, investigar:


*"O fetiche da mercadoria, postulado por Marx, opõe-se à idéia de "valor de uso", uma vez que este refere-se estritamente à utilidade do produto. O fetiche relaciona-se à fantasia (simbolismo) que paira sobre o objeto, projetando nele uma relação social definida, estabelecida entre os homens."


*Trechos compilados da Wikipédia.



Beijos Michelle





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